quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Neste domingo 11/12 Festa - Sarau e Lançamento do Livro "Primeiras Prosas" do Coletivo Sarau da Ademar - Não Percam!!!!


Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.” Paulo Freire

Dizem as sábias lavadeiras, entre um canto de trabalho e outro, parteiras que são, que um parto difícil é sinal de rebento forte. E não é preciso muita sensibilidade ou fino trato para dar de cara com um rebento desses e percebê-lo assim: brilhando e pronto pra vida.

O Sarau da Ademar está lançando seu primeiro livro, ou melhor, suas primeiras prosas impressas. Para chegar até aqui foram três anos de muita luta e resistência e de busca intensa pela expressão das esquinas de poesia desse canto Sul de Sampa.

Cada página desse livro nos enche de orgulho e nos dá mais sentido de responsabilidade para continuarmos nossa peleja, que é a de lutar pela arte socializada, que transforma o público em produtor, superando e subvertendo a dependência cultural, que nos obriga a viver uma relação de submissão da arte.

A possibilidade de nos convertermos em produtores de cultura, superando de modo ativo, a função de meros consumidores passivos e participarmos ativamente no processo criador da arte que fruímos e pela qual optamos nos deu força e coragem para crer em nossa capacidade de recriar e ampliar a realidade e para desenvolver nossa identidade cultural como classe e como povo. Essa consciência é a chave que nos abriu as portas das possibilidades de criarmos nossa própria cultura e de transformá-la por nós próprios.

A constância da luta, por vezes, machuca a gente. Sonhar custa algumas lágrimas arrancadas de peitos utópicos, guerreiros e notívagos em busca da tão desejada aurora.

Nosso coletivo já traz no peito todas as páginas desse livro, em nossa pele ele já tatuou sua história, vivida com vocês, irmãos de luta e de quebrada.

Agora é seguir adiante, estufar os peitos e continuar sonhando. Melhor, continuar a alimentar o sonho, esse sonho possível e bonito.

Para comemorarmos mais essa vitória, convidamos você para participar da festa que faremos em 11 de dezembro, dia do parto desse rebento bonito, em mais uma edição do Sarau da Ademar.

“Só a arte é útil.
Crenças, exércitos, impérios, atitudes – tudo isso passa.Só a arte fica, por isso só a arte vê-se, porque dura.” Fernando Pessoa – Obras Completas Asé

Coletivo Sarau da Ademar

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sarau da Ademar - Discriminação, uma questão de classe?


É nesse domingo - 13/11 - a partir das 17hs

Basta! Todas as discriminações estõ históricamente ligadas a divisão das classes. Este é um chamdo para reflexão da MAIORIA, sem dividir, sem qualificar. A idéia é somar as lutas pra vencer de vez qualquer tipo de discriminação que nos oprime e nos separa. Asè e até domingo povo!!!!

Lançamento do livro SEM MÁGOAS, do parceiro e amigo Rodrigo Ciriaco +
Show com o grupo parceiro, Ademar até o osso VÍCIO POÉTICO

Palavra Poder para o Povo

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CINEBUTECO - É NESSE DOMINGO!!!!

Nesse Domingo dia 30/10
Programação especial






Cinebuteco às 17hs








Filme: Sem Vestígios




Sinopse: Zora Banks (Sanaa Lathan) é uma professora e cantora aspirante que busca a fama. Franklin Swift (Wesley Snipes) é um funcionário da construção civil sem sorte, pai divorciado e deseja montar seu próprio negócio. Os dois se encontram, se apaixonam e se apóiam um no outro para montarem carreiras de sucesso. Apesar de tudo ser perfeito no início, as divergências surgirão para mostrar que apenas o amor não é suficiente para a construção de uma relação sólida.
Elenco: John Amos, Sanaa Lathan, Wesley Snipes
Equipe Técnica
Direção: Gina Prince-Bythewood
Distribuição: Warner
Ficha Técnica
Título Original: Desappearing ActsGênero: DramaPaís: Eua - Duração: 115 min




As 18hs – Sarau com Lançamento do Livro InCorPoros- Nuances de Libido, de Akins Kintê e Nina Silva





Bate-papo Com Priscila Preta e Akins Kintê sobre Sexualidade x Literatura
+++++ Musica voz e violão com Dena Hill

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ATO DOMINGO 02/10 AS 15 H: CARANDIRU, 20 ANOS. NUNCA MAIS?


02 de outubro de 1992:uma pequena desavença entre presidiários do pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru se transforma em uma rebelião desprovida de viés reivindicativo ou de fuga. Apesar disso,o Governo estadual da época determinou a invasão da Casa de Detenção por centenas de policiais militares que exterminaram a sangue frio 111 pessoas desarmadas e desesperadas. Foi a maior chacina da história do sistema penitenciário brasileiro.

Passadas quase duas décadas dessa “página infeliz de nossa história”,os tijolos da Casa de Detenção foram deitados ao chão e,no seu lugar,foi erigido o sugestivo Parque da Juventude. Todavia,a construção de um parque para a juventude no lugar de uma unidade de aprisionamento da juventude não significou,infelizmente,qualquer mudança na política criminal do Estado:após todos esses anos,ninguém foi responsabilizado pelos 111 assassinatos!

Pior:ainda hoje,divisamos jovens,em regra pobres e negros,sendo perseguidos pelo aparato repressor estatal. Quando conseguem driblar a morte,caem na vala imunda e cada vez mais superlotada do sistema carcerário (de 1992 para cá,a população prisional cresceu mais de 400% contra pouco mais de 27% de crescimento da população brasileira).

Diante desse quadro desafiador,diversos movimentos e entidades da sociedade civil organizada planejam uma grande articulação em torno do vintenário do massacre do Carandiru,a ser iniciada com a realização de um ato no próximo dia 02.10.2011. Daí até a data dos 20 anos do massacre (02.10.2012),essa articulação pretende pautar diversas ações para promover a responsabilização do Poder Público e também para trazer ao debate público o tema da segurança pública e da cidadania.

Convidamos todas e todos ao ato que ocorrerá no dia 02.10.2011,às 15hs,no Parque da Juventude.

Nos próximos dias 19 e 26.09,às 19hs,nos reuniremos para acertar os últimos detalhes do ato. A quem interessar,as reuniões ocorrerão no Sindicato dos Advogados de São Paulo (Rua da Abolição,n.º 167,2º andar,Bela Vista).

Assinam:

ACAT-BRASIL

AMPARAR

ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA (AJD)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS (ANADEF)

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE DEFENSORES PÚBLICOS (APADEP)

CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO

CÍRCULO PALMARINO

COLETIVO 2 DE OUTUBRO

COLETIVO CINE BIJOU – CINEMA E MEMÓRIA

COLETIVO VÍDEO POPULAR

COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ

COMISSÃO TEOTÔNIO VILELA

CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA (CONDEPE)

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM SÃO PAULO

ESPÍRITO DE ZUMBI

ESTUDO,COMIDA E CIDADANIA (ECC)

FÓRUM DE HIP-HOP

GELEDÉS

GEPEX –SEGURANÇA PÚBLICA,JUSTIÇA CRIMINAL E DIREITOS HUMANOS DA UNIFESP/BS

GRUPO CULTURAL MARACATU BOIGY

IDENTIDADE –GRUPO DE LUTA PELA DIVERSIDADE SEXUAL

INSTITUTO PRÁXIS DE DIREITOS HUMANOS (IPDH)

INSTITUTO TERRA,TRABALHO E CIDADANIA (ITTC)

INSTITUTO UMOJÁ

JUSTIÇA GLOBAL

LUTA POPULAR

MÃES DE MAIO

MARGINALIARIA

MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA

MOVIMENTO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS,

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

NÚCLEO DA SITUAÇÃO CARCERÁRIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

NÚCLEO ESPECIALIZADO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

OS CRESPOS

PÂNICO BRUTAL

PASTORAL CARCERÁRIA

PASTORAL DA JUVENTUDE

QI ALFORRIA

QUILOMBAQUE PERUS

REDE EXTREMO SUL

SARAU DA ADEMAR

SARAU DA BRASA

SARAU ELO DA CORRENTE

SARAU VILA FUNDÃO

SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL POPULAR

UNEAFRO-BRASIL

VERSÃO POPULAR


PROGRAMAÇÃO DO ATO DE DOMINGO (02/10/2011):

15hs - Ato Inter-religioso

Pe. Valdir (Pastoral Carcerária) convida todas as crenças

16h15m - Falas

- Davi (sobrevivente)

- Dexter

- Procurador Antônio Visconti

- Eduardo Suplicy

- Alípio Freire

- Renato Simões

- Dráuzio Varela

- Sr. Valdemar

- Débora (Mães de Maio)

OBS: as falas serão intercaladas por intervenções poéticas

17h45m - Atividades Culturais

- Teatro do Oprimido, Shows com Grupos de RAP e de Música Popular (QI Alforria, Versão Popular, B. Valente, Espírito de Zumbi), Intervenções Poéticas com Saraus da Periferia de São Paulo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CineButeco orgulhosamente apresenta: Jennifer, de Renato Candido


É isso mesmo galera! O cinebuteco desse mês vai arrebentar, vamos estreitar a distância e a Vila Nova Cachoeirinha vai rolar na nossa tela.

A Periferia Viva dialogando com os nossos sentimentos.

Jennifer é um média metragem, produzido pelo Cinebecos, parceiro nosso desde o início da nossa caminhada e brilhantemente dirigido por outro parceiro nosso, o Renato Candido. Jennifer conta a história de uma garota negra, de 17 anos, estudante, vivendo os dilemas da idade, da raça, do gênero, como primeiro emprego, aceitação da imagem, amoresssss... não posso falar mais nada, se não conto o filme inteiro.

Em suma, é a nossa gente na nossa tela.

Bora prestigiar e trocar uma idéia no final com os produtores e o diretor do filme. Que honra, hein!!!

Serviço:
25/09 DOMINGO as 19h - Bar do Rui e da Marta - Rua Professor Felício Cintra do Prado, 152 - Cidade Ademar (Altura do # 3670 da Cupecê) Tels: 11 85628294 - ENTRADA GRATUÍTA

Veja o trailer aqui:
http://youtu.be/YiMEDIm2bVg

Projeto Dahun Otitó - Sarau da Ademar - As oficinas já estão rolando no Pena




Salve comunidade

No último sábado (17/09) começaram as oficnas de RAP e POESIA do projeto Dahun Otitó - Falar a verdade em Iorubá - uma parceria do Sarau da Ademar e da Escola Estadual Martins Pena.

A Lidis, poetisa porreta e os MCs Paulinho e Neu, todos da nossa quebrada e organizadores do Sarau da Ademar estão mandando palavras, verbos, rimas, beats e muita reflexão para a mulecada. Quem quiser chegar, no próximo sábado (24/09) tem mais. É importante lembrar que as oficinas são para todos, não precisa estudar no Martins Pena para participar, todas as idades são benvindas.

Participe, leve a sua poesia para compartilhar com a gente. E ainda não tiver uma escrita, olha ai a oportunidade de começar a escrever.

Para ver as fotos das oficinas no último sábado, clique aqui.

Um grande salve e asè pra nóis!!!

Dahun Otitó sempre!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É NESSE DOMINGO!!! ANIVERSARIO DE 3 ANOS DO SARAU DA ADEMAR



CONVIDAMOS T@DAS T@D@S !!! PARA MAIS ESSA FESTA QUE IRA ACONTECER NESSE DOMINGO

COM A PRESENÇA DE KBÇA MC E BANDA FORÇA PRIMATA!


MUITA MUSICA E POESIA!!!


BORA CHEGAR!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DAHUN OTITÓ - PALAVRA, PODER PARA O POVO!

SALVE!


No próximo sábado, 10/09/2011, o Sarau da Ademar inicia as atividades do Projeto Dahun Otitó, na Escola Martins Pena, Cidade Ademar


Dahun Otitó significa falar a verdade em yorubá. O nome escolhido por nosso grupo define a idéia de nosso projeto: falar a verdade sobre os movimentos sociais e culturais ao longo da história para a comunidade, através de diversas linguagens como o RAP, A POESIA, FANZINES, MPB, PRODUÇÃO CULTURAL, entre outros.



Unindo prática e teoria em várias ações, o projeto se desenrola de forma aberta e participativa, partindo sempre do princípio de que o conhecimento é fruto da troca de vivências entre as pessoas e instrumento como prática para a liberdade, segundo Paulo Freire, que sempre tem norteado a vida de quem sonha com outro mundo possível.



Acreditando que uma população instruída e culturalmente ativa é a chave para a transformação do mundo em um lugar melhor, o Coletivo Cultural Sarau da Ademar se juntou aos companheiros professores do Martins Pena em mais uma luta na nossa comunidade.


Vamos chegar e se juntar comunidade!



DAHUN OTITÓ! PALAVRA, PODER PARA O POVO!

























quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CineButeco Exibe Baile Perfumado dia 28/08 as 19h


SINOPSE
Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

Bar do Rui e da Marta
Rua Prof. Felício Cintra do Prado, 152
Em frente ao Colégio Adventista
Cidade Ademar (# 3750 da Cupecê)



Título original: (Baile Perfumado)

Lançamento: 1997 (Brasil)

Direção: Paulo Caldas, Lírio Ferreira

Atores: Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Chico Diaz.

Duração: 93 min

Gênero: Drama

TRAILER

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SARAU DA ADEMAR!!! É NESSE DOMINGO!!!




SARAU DA ADEMAR

CONVIDA TODAS E TODOS!!!


A PARTIR DAS 17HS

LOCAL: BAR DO RUI

ENDEREÇO: RUA FELICIO CINTRA DO PRADO, 152 - ALTURA DO Nº 3670 DA AV. CUPECÊ


SARAU ESPECIAL COM TEMA FOLCLORE


LANÇAMENTO DO LIVRO (A) MASSA

POETA EMERSON ALCALDE


PARA ANIMAR AINDA MAIS ESSE DOMINDO


DEEJAY EDIMILSON


PALAVRA, PODER PARA O POVO!!!


sábado, 30 de julho de 2011

É AMANHÃ!!! CINEBUTECO


Entre os Muros da Escola




Sinopse
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.


Ficha Técnica

título original
:Entre les Murs

gênero:Drama

duração:2 hr 8 min

ano de lançamento: 2007

site oficial: http://www.sonyclassics.com/theclass
estúdio: Canal+ / France 2 Cinéma / Haut et Court / Memento Films Production / Centre National de la Cinématographie

distribuidora: Sony Pictures Classics / Imovision

direção: Laurent Cantet

roteiro: Laurent Cantet, François Bégaudeau e Robin Campillo, baseado em livro de François Bégaudeau

produção: Caroline Benjo, Carole Scotta, Barbara Letellier e Simon Arnal
música:

fotografia: Pierre Milon, Catherine Pujol e Georgi Lazarevski

figurino: Marie Le Garrec

edição: Robin Campillo e Stéphanie Léger

sexta-feira, 1 de julho de 2011

S.O.S. Martins Pena


Dia 10/07/2011




A partir da 17hs




Local: Bar do Rui - Rua Professor Felicio Cintra do Prado, 152
Altura do nº 3670 da Av Cupecê

Apresentações


Musica Com: Kbça MC e Camila Brasil
Lançamento do Livro Caturra Do Poeta Fuzzil
Grafite com Grago, Jeff Her e Nave Mãe


Tudo isso é muito mais!!!


Sarau da Ademar é só chegar!!!

sábado, 25 de junho de 2011

CINEBUTECO - É AMANHÃ!!!!




Dia 26/06/2011


as 19hs




Local: Bar do Rui - Rua Professor Felicio Cintra do Prado, 152
Altura do nº 3670 da Av Cupecê


Ficha Técnica

título original:Kirikou et la Sorcière

gênero:Animação

duração:1 hr 11 min

ano de lançamento: 1998

site oficial:
estúdio: Trans Europe Film / Les Armateurs / Odec Kid Cartoons / Exposure / Monipoly / Studio O / France 3 Cinéma / Radio-telévision belge

distribuidora: ArtMann

direção: Michel Ocelot

roteiro: Michel Ocelot

música: Youssou N'Dour

edição: Dominique Lefèvre


Sinopse


Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sarau da Ademar - Consciência Negra É TODO DIA!!!





Convidamos todas e todos!!!

Sarau da Consciência Negra É TODO DIA!!!

Dia 12/06/2011
a partir das 17hs
Bar do Rui
Professor Felicio Cintra do Prado, 152
Altura do nº 3670 da Av Cupecê




Com participação:


Circulo Palmarino - Marcio Farias
Wapi Brasil 2011 - Nós Africanizamos São Paulo - Gildean Silva Panikinho


Musica: PH e SHIL com muito RAP e REGGAE






domingo, 15 de maio de 2011

É HOJE!!! SARAU DA ADEMAR E MÃES DE MAIO

HOMENAGEM AS MÃES DE MAIO




LOCAL: BAR DO RUI - RUA FELICIO CINTRA DO PRADO, 131 - CIDADE ADEMAR - ALTURA DO Nº 3870 DA AV. CUPECE

quarta-feira, 11 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

SARAU DA ADEMAR - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA



CINEBUTECO - O FILME DOMÉSTICAS

QUINTA- FEIRA DIA 12/05/2011 A PARTIR DA 21HS
LOCAL: BAR DO RUI - RUA FELICIO CINTRA DO PRADO, 131 - CIDADE ADEMAR - ALTURA DO Nº 3870 DA AV. CUPECE








lançamento: 2001 (Brasil)
Direção:
...Atores: Cláudia Missura, Graziella Moretto, Lena Roque, Olívia Araújo.
Duração: 85 min
Gênero: Drama

Sinopse
No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, é como se não estivesse lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.


SARAU DA ADEMAR





DOMINGO DIA 15/03/2011





A PARTIR DAS 17HS
LOCAL: BAR DO RUI - RUA FELICIO CINTRA DO PRADO, 131 - CIDADE ADEMAR - ALTURA DO Nº 3870 DA AV. CUPECE


Lançamento do livro "Da luta ao Luto - Mães de Maio - Exposição do artista plástico e grafiteiro GANU. Imperdível











domingo, 8 de maio de 2011

Mães de Maio - Programação dos 5 Anos dos Crimes de Maio‏




No dia 12 de Maio de 2006, há exatos 5 Anos, a vida de muitas de nós começava a mudar radicalmente: tivemos nossos filhos tirados do nosso convívio familiar violentamente por agentes do Estado Brasileiro e por Grupos de Extermínio ligados a ele. O nosso movimento, de Mães, Familiares e Amig@s de vítimas do Estado, surgiria infelizmente a partir deste trágico episódio.

Ao completar cinco anos, é óbvio que não poderíamos deixar de lembrar nossos tão queridos filhos e filhas. Eles estão e seguirão Presentes conosco! Ontem, Hoje e Sempre!

Por ocasião do Aniversário dos 5 Anos dos Crimes de Maio, e da união com tantas outras lutas e movimentos contra o mesmo Genocídio, nós estamos vindo aqui convidar vocês para uma série de importantes atividades. Uma semana inteira repleta de Homenagens, Protestos, Lançamento de Livros, Lançamento de Vídeo e Poesias.

CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ABAIXO:

DIA 08/05, DOMINGO (DIA DAS MÃES) - EM SANTOS-SP - MISSA ESPECIAL DE DIA DAS MÃES EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DOS CRIMES DE MAIO DE 2006
HORA: 07:30hs
LOCAL: IGREJA MARGARIDA MARIA (Praça Júlio Dantas, 45 - Jardim Santa Maria- Santos-SP)

DIA 09/05, SEGUNDA-FEIRA - EM SÃO PAULO-SP - LANÇAMENTO DO RELATÓRIO "SÃO PAULO SOB ACHAQUE"
HORA: 11:00hs
LOCAL: AÇÃO EDUCATIVA (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque)
A Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard convidam para o lançamento do relatório “São Paulo sob Achaque: Corrupção, Crime Organizado e Violência Institucional em Maio de 2006”, no dia 9 de maio de 2011, segunda-feira, às 11 horas, na sede da Ação Educativa, na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo, SP.Para mais informações: (21) 2544-2320 e (21) 8272-1916.

DIA 12/05, QUINTA-FEIRA - EM SÃO PAULO-SP - ATIVIDADES DOS "5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO", NO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO
HORA: A partir das 14hs
LOCAL: SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP (Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - Telefone: 3217-6299)

14:30hs - LANÇAMENTO DO LIVRO "DO LUTO À LUTA - MÃES DE MAIO" E COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE OS "5 ANOS DOS CRIMES DE MAIO: 5 ANOS DE IMPUNIDADE", COM A PRESENÇA DAS MÃES DE SP E DE SANTOS, REDE CONTRA VIOLÊNCIA (RJ), E DE UMA MADRE DA PLAZA DE MAYO, ALÉM DE PE. VALDIR DA PASTORAL CARCERÁRIA E JUNINHO DO COMITÊ CONTRA O GENOCÍDIO NEGRO, ENTRE VÁRIAS OUTRAS GUERREIRAS E GUERREIROS

16:00hs - EXIBIÇÃO DE VÍDEO ESPECIAL

17:00hs - SAÍDA DA MARCHA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ATÉ A PRAÇA DA SÉ (com Fotos, Cruzes e Bexigas em Homenagem às Vítimas de Maio de 2006)

18:00hs - ATO ECUMÊNICO E SIMBÓLICO NA ESCADARIA DA PÇA DA SÉ, EM HOMENAGEM A TOD@S MORT@S E DESAPARECID@S DOS CRIMES DE MAIO DE 2006

DIA 13/05, SEXTA-FEIRA - 13 DE MAIO DE LUTA - ATIVIDADES DA CAMPANHA CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO
HORA: A partir das 12hs
LOCAL: NA PRAÇA RAMOS, EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL


ATO DO "13 DE MAIO DE LUTA" EM SÃO PAULO-SP, NA PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, EM FRENTE AO TEATRO MUNICIPAL

18:00hs - ATO POLÍTICO
19:00hs - SAÍDA DE CORTEJO CULTURAL PELAS RUAS DO CENTRO

DIA 15/05, DOMINGO, SARAU DA ADEMAR EM HOMENAGEM ÀS MÃES DE MAIO
HORA: A partir das 17hs
LOCAL: Rua Felício Cintra do Prado, 131 - Cidade Ademar - altura do nº 3870

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sarau da Ademar - Luta a Moradia!!!!


Sarau da Ademar apoiando Favela Esperança!!!

Canalização sim!!! Despejo NÃO!!!


Dia 10/04

A partir das 17hs
Endereço: Rua Felicio Cintra do Prado, 131 - Cidade Ademar - altura do nº 3870

Todas e todos estão convidados a mais essa luta!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Córrego Zavuvus - Favela Esperança - Canalização, Sim! Despejos, Não!

Salve ademarenses,

Nossa comunidade agoniza, luta, se manifesta e resiste aos despejos abusivos que a sub prefeitura da Cidade Ademar está executando na Favela Esperança, Vila Joaniza, Zona Sul de São Paulo.

Fomos somar, nessa última quarta feira, 23, com os moradores da favela esperança em uma marcha até a sub prefeitura da Cidade Ademar, onde acompanhamos o tamanho descaso do sistema em atender de forma humana e social a um dos direitos básicos de sobrevivência, a moradia. Em suma, eles querem remover a favela para canalizar o córrego Zavuvus, e acumular mais estas famílias, que na maioria vivem na região há mais de 20 anos, às milhares de famílias que sofrem a falta de moradia digna e se amontoam em abrigos, aluguéis precários e na fila de espera inatingível do sistema de habitação e seus conjuntos populares.

Assista o vídeo da Marcha

Assista o vídeo com depoimentos dos moradores da Favela Esperança sobre os despejos

Favela Esperança, Essa Luta é Nossa! E Resistiremos!

Reproduzo aqui, a cobertura da rede extremo sul no ato:

http://redeextremosul.wordpress.com/2011/03/23/moradores-da-favela-esperanca-na-vila-joaniza-se-mobilizam-para-exigir-o-fim-dos-despejos-e-a-canalizacao-do-zavuvus-em-prol-da-comunidade/

Moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, se mobilizam para exigir o fim dos despejos e a canalização do Zavuvus em prol da comunidade



Cerca de 200 moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, seguem mobilizados reivindicando a interrupção imediata das centenas de despejos que começaram a ocorrer de forma totalmente abusiva em sua comunidade. Eles exigem também que a canalização do córrego Zavuvus – uma bandeira antiga do bairro – seja feita sem a remoção dos moradores históricos da região. Desta maneira, no início desta quarta-feira, eles decidiram caminhar em marcha rumo à subprefeitura da Cidade Ademar para fazer tais reivindicações diretamente ao subprefeito, Carlos Roberto Albertim, e seu corpo de burocratas.

Depois de uma longa caminhada pela Avenida Yervant Kissajikian, o conjunto dos moradores foi recebido pelo subprefeito e seus assessores em um auditório improvisado. A negociação, no entanto, não avançou em nada, sobretudo pela intransigência dos gestores, os quais inclusive se recusaram a assinar sequer uma ata da reunião – reconhecendo que seguirão fazendo os despejos da mesma maneira, oferecendo os mesmos R$ 400,00 de bolsa-aluguel (vulgo “cheque-despejo”), sem qualquer outra garantia palpável de solução definitiva para as famílias.Revoltados com a postura do subprefeito e seus assessores, que segundo muitos moradores foram bastante desrespeitosos ao longo da “reunião”, e sem qualquer alternativa digna para o futuro de suas famílias, ao sair da subprefeitura os manifestantes resolveram voltar em marcha para a favela, não sem antes travar por alguns minutos a Avenida Yervant para chamar a atenção da sociedade sobre o tipo de tratamento que a população pobre vem recebendo do tal “poder público”


História da região

A Vila Joaniza é um bairro antigo do extremo sudeste de São Paulo, na região da Cidade Ademar. Um bairro grande e desigual, que inclui tanto áreas um pouco mais endinheiradas, quanto algumas regiões bem pobres, porém todas ocupadas há muito tempo. A Favela Esperança, que fica na Joaniza, também tem mais de 40 anos de existência, quando os primeiros moradores da comunidade começaram a se estabelecer por ali. De lá pra cá, foram décadas e décadas de muita luta cotidiana, fora do horário de serviço e nos finais de semana, para transformar os primeiros barracos em casinhas melhor estruturadas (com encanamento, de alvenaria, com várias lajes…); para ir aprimorando a infra-estrutura do bairro (asfaltamento de ruas, água e esgoto, creche, posto de saúde, transporte etc); e assim fortalecendo os laços comunitários. Tudo conquistado sempre com muita luta de cada família, e da comunidade como um todo.

Nas últimas semanas, por conta do famigerado “Programa Mananciais” e da aceleração dos interesses imobiliários e especulativos nos arredores da favela, centenas de moradores antigos da comunidade estão sendo ameaçados e forçados a deixarem suas casas a toque de caixa, abrindo mão de direitos conquistados ao longo de tanto tempo. O argumento utilizado pelos gestores e pelos funcionários das construtoras tem sido, mais uma vez, a “urgência” da canalização do córrego Zavuvus – uma reivindicação histórica da própria comunidade – que estaria colocando em risco os moradores e seu meio ambiente. Assim, utilizam os velhos argumentos do “risco”, da “defesa do meio ambiente” e da “necessidade de melhorar a infra-estrutura do bairro”, além da própria comoção gerada pelo afogamento de duas crianças no início do ano, para justificar a urgência que eles têm por seus lucros empresariais e especulativos. Ao invés de atender de maneira decente a histórica reivindicação pela canalização do córrego Zavuvus em prol da comunidade, estão tentando fazer acreditar que a favela é o obstáculo no meio do caminho, ameaçando-a, e assim tentando justificar a expulsão de centenas de famílias para vá-lá-saber aonde.

Resistência na Comunidade

Frente a todos esses absurdos, a comunidade da Favela Esperança está consciente de seus direitos e disposta a resistir! Mesmo depois de uma série de ameaças e intimidações por parte das assistentes sociais e de outros funcionários da Prefeitura, reafirmam que a proposta que lhes está sendo apresentada, o auxílio-aluguel de 400 reais, não é uma alternativa aceitável. Ao contrário, exigem que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção dos moradores, muitos dos quais residem na comunidade há 30 ou mesmo 40 anos. Por isso decidiram fazer esta primeira marcha até a subprefeitura da Cidade Ademar, protestando contra os despejos que estão ocorrendo na comunidade.

Para os moradores da Favela está claro que não é possível tolerar tantos absurdos assim, afinal é sabido ser possível interromper os despejos e fazer a canalização mantendo as famílias na mesma região que elas cresceram e ajudaram a construir com muita luta, tendo direito a usufruir de todas suas melhorias. Aliás, como já foi feito em outras áreas próximas do mesmo córrego, justamente onde ele tem uma vizinhança mais endinheirada. Por que será que a favela e o povo mais pobre tem que sempre ser tratado da pior maneira possível?

A comunidade garante que permanecerá mobilizada e não tolerará mais este tipo de absurdo. Segue fortalecendo sua organização autônoma e gritando para aqueles que se consideram “poderosos”:

A FAVELA ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE!

CANALIZAÇÃO SIM, DESPEJOS NÃO!

VILA JOANIZA LUTA!


VEJA ABAIXO AS REIVINDICAÇÕES DOS MORADORES:

São Paulo, 23 de março de 2011

Ao Subprefeito da Cidade Ademar,

Nós, moradores da Favela Esperança, na Vila Joaniza, declaramos que auxílio-aluguel de 400 reais não é política habitacional, e reivindicamos: 1) Paralisação imediata dos despejos que estão em curso em nossa comunidade. Basta de assédios, ameaças e outras formas de violência contra os moradores e as moradoras da Favela Esperança; 2) Que seja feita a canalização do Córrego Zavuvus sem a remoção das famílias que residem próximas a ele, como ocorreu perto do Colégio 24 de março e de outros lugares de nossa região.Só aceitaremos remoções pontuais caso seja apresentada às famílias em questão uma real alternativa habitacional – ou seja, caso a família deixe sua casa já com a chave de sua nova casa própria -, e caso essas famílias estejam de acordo. Fora isso, admitiremos apenas remoções temporárias, combinadas contratualmente, durante o tempo de realização das obras.

Solicitamos que estas reivindicações sejam encaminhadas aos demais órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Habitação e o Programa Mananciais, e que nos seja apresentada a resposta sobre o segundo ponto da reivindicação em nova reunião a ser realizada num prazo de 15 dias.

Moradores e Moradoras da Favela Esperança, Vila Joaniza

sábado, 19 de março de 2011

Cinebuteco - Mostra de Cinema Bibliaspa

Dia 24/03/2011
Horario: 20hs

Endereço: Bar do Rui - Rua Professor Felicio Cintra Prado, 131

Filme “Ali Zaoua – O príncipe das ruas”

Drama. Ali, Kwita, Omar e Boubken, todos com 12 anos, são meninos de rua em Casablanca. As ruas são sua casa e as pessoas que nelas moram sua família. Sem ter para onde ir nem onde se esconder, a sobrevivência é um problema cotidiano e a amizade, o elo insubstituível que os une. Até que um dia Ali é morto - teve sua vida abreviada por um ato de vingança de uma gangue rival. Seus amigos bem que poderiam abandoná-lo ali, morto, mas decidem dar-lhe o enterro que merecia - o de um rei. 90 min, 2000.

Ahlan Wa Sahlan! Sejam bem-vindos(as)!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sarau da Mulher "M"



Dia 13/03

A partir das 17hs

Local: Bar do Rui - R Prof. Felicio Cintra do Prado, 134 - Cidade Ademar
Em frente o Colégio Adventista

Sarau da Ademar - MULHERES EM LUTA

As Mulheres do Sarau da Ademar convidam a todas e todos para refletir, debater e curtir com
muita poesia, música, literatura e amizade a questão da mulher na sociedade !!!

Musica: Camila Brasil e Banda
Lançamento: Fanzine UM POR TODOS- Sarau dos Mesquiteiros
Inserção: Juliana Queiroz dos Santos (ativista cultural)
Distribuição de lindos pergaminhos de poesia em papel reciclado artesanal:
Correspondência Poética

A LUTA CONTRA O MACHISMO NÃO É SÓ DAS MULHERES!
Mapa Local

domingo, 16 de janeiro de 2011

1º do Ano - Sarau da Ademar do Ano - Solidariedade

É dia 13/02
Só chegar!!!




Nesse 1º Sarau do Ano iremos arrecadar:



Água, Mantimentos não perecíveis, Roupas e produtos de higiene para as vitimas das chuvas.



Contamos com a colaboração de todas e todos!!!



dia 13/02/2010



a partir das 16hs



Local: Bar do Rui


Endereço: Rua Prof. Felicio Cintra do Prado,130

(Alt.3670 a AV. Cupecê) em frente a Escola Adventista e Pé de Manga



Link do Mapa:




Poesia, Samba, Suor e LUTA! Agora também com Solidariedade